Sobre nós
Nossos 15 anos de trabalho comunitário
Sobre a ONG AFRICA
ONG AFRICA - Agência Facilitadora Para Investimentos Culturais nasceu no ano de 2006, resultante da preocupação de um grupo de voluntários do Morro da Mangueira em desenvolver um programa de desenvolvimento humano, social, cultural, econômico e educacional.
Nascia assim, a AFRICA, uma associação civil de fins não econômicos. Nosso trabalho está baseado na ética, na paz e outros valores universais valorizando crianças, jovens, mulheres e idosos, promovendo os direitos humanos, contra a discriminação racial e de gênero.
Nossa Missão
Apoiar e facilitar pessoas e grupos, transformando visão em realidade através de ações coletivas de incentivo à cultura popular, geração de renda, ações com famílias, reforço escolar, educação profissional e ambiental, além de buscar e implementar ações de democratização do acesso à tecnologia e informática.
Nossos Valores
AFRICA valoriza atores protagonistas através de campanhas de articulações, redes, eventos e intercâmbios, participando e promovendo ações transformadoras na sociedade, por meio de programas, ações e temas de relevância no contexto atual. Nossos cursos são voltados ao desenvolvimento de habilidades, capacidades e valores de pessoas e organizações, em ambientes de aprendizagem que valorizam a diversidade e a troca de conhecimentos, promovendo debates, visando conscientizar e sensibilizar para melhor compreensão dos desafios da sociedade.
Conheça a nossa história
A Agência Facilitadora para Investimentos Culturais (ONG África) vem facilitando ações beneficentes no Morro da Mangueira há 15 anos.
Falar da ONG África sem falar do seu idealizador e fundador, nosso saudoso líder Jorge Arruda, é impossível. Arruda como era conhecido por todos, foi fundador do Partido dos Trabalhadores e uma das principais lideranças comunitárias da Mangueira. Ele ajudou a fundar diversas ONGs e Cooperativas e foi Presidente da Associação de Moradores da Candelária, onde teve no trabalho social sua principal marca.
Arruda faleceu em 2010 deixando um legado de ativismo social e cultural no Morro da Mangueira e em diversas comunidades da nossa cidade.
Estamos hoje à frente da ONG África, dando continuidade ao seu legado e desde de então trabalhamos para mantermos viva a mesma filosofia de sua fundação, que é dar oportunidades de transformação à vida da nossa gente, usando como ferramenta a arte e a cultura. Temos total certeza que mudamos e ainda vamos mudar ainda mais a vida e a realidade de muita gente pelos projetos sociais que oferecemos.